Descobrindo o Largo do Machado

Acredito que, como eu, muitas pessoas nunca devem ter ouvido falar ou nunca foram de fato ao Parque Eduardo Guinle, a poucos metros da saída do metrô Largo do Machado.

O parque é um pequeno oásis em meio à agitação do bairro, ao final da Rua Gago Coutinho. Recomendo muito, pra quem estiver passando por ali e tiver um tempinho de sobra, ir lá, dar uma volta rápida, curtir o verde e os prédios super modernistas do entorno. (Alerta: cobogós!)

mapa-largo-do-machado.jpg

Resolvemos fazer um Sketchnic árabe no parque, porque, né, o árabe da Galeria Condor fica ali do lado...

E depois, pra completar um dia que já teria sido ótimo só por esse passeio, fomos ao Café Secreto, que fica também na Rua Gago Coutinho, dentro de uma vila inacreditável, chamada Vila do Largo. Outra descoberta, mas atenção: essa vila não é aberta ao público nos fins de semana!

Dizem que lá tem um dos melhores cafés do Rio de Janeiro... mas como eu não bebo café, não saberia opinar, fiquei no chá mesmo, que estava ótimo. Só pelo ambiente, já vale muito a visita.

37º Encontro Urban Sketchers

O grupo Urban Sketchers Rio se encontrou na Festa do Japão, realizada no Aterro do Flamengo pela Associação Nikkei.

Resolvi explorar não só a festa, mas também a paisagem do Aterro. Minha ideia inicial era desenhar a área verde, as pessoas passeando, a água no fundo, mas assim que bati o olho no letreiro do Hotel Novo Mundo aparecendo sozinho por cima das árvores, a imagem foi tão forte, que já sabia que ia desenhar ele. 

Texturas com Aquarela

Fiz nesse fim de semana o workshop "Da Aquarela à Estampa", com a Patrícia Capella e Chiara Bozzetti, no estúdio Estampaholic. As duas são profissionais muito competentes e foram super atenciosas, esclarecendo todas as dúvidas do pessoal, recomendo!

Achei que foi uma boa forma de começar a interagir com a aquarela, sem ter que produzir pinturas "certinhas" de cara. Isso sem contar que a parte de rapport no Photoshop foi sensacional! 

A nossa turma, muito divertida :)

A nossa turma, muito divertida :)

Um pouco do que eu produzi manualmente com diferentes técnicas em aquarela e outros materiais misturados.

Um pouco do que eu produzi manualmente com diferentes técnicas em aquarela e outros materiais misturados.

E como fazer o rapport para criar estampas a partir das texturas desenvolvidas.

E como fazer o rapport para criar estampas a partir das texturas desenvolvidas.

Oficina Transformação

Participei da oficina "Transformação", da ilustradora Anielizabeth, em julho. 
Já conhecia o trabalho da Anie de outro curso, então cheguei cheia de expectativas pra esse, e não me desapontei!

Nós trabalhamos com criação de texturas p&b, colagem e composição de elementos, aplicados à ilustração (especialmente de livros infantis). Os insights da Anielizabeth sobre a produção de cada participante e os vários livros fantásticos que analisamos foram muito valiosos.

Estocolmo

Passei as duas últimas semanas de junho de férias na Suécia e Dinamarca, e resolvi fazer um sketchbook pequeno para levar na bolsa e desenhar por lá.

Eu já vinha há algum tempo tentando me desvencilhar do lápis e da borracha, do vício de corrigir a linha que não ficou perfeita, então decidi levar só canetas nanquim 0.05, 0.2 e 0.8. Os sketches foram feitos em até 20 min no máximo e eu fiz depois algumas primeiras experiências com aquarela e brushmarkers, que pretendo aprimorar :)